Projetos de Pesquisa

Nível de Atividade Física Habitual, Barreiras e Facilitadores da Prática de Atividade Física em Pacientes com Transtorno Mental

Situação

Em Andamento

Natureza

Pesquisa

Ano

2020

O objetivo do presente projeto é avaliar quais são os fatores preditores do comportamento ativo nos diferentes transtornos mentais em indivíduos em atendimento ambulatorial.

Núcleo Integrado de Assistência e Pesquisa da Saúde do Idoso (NIAPSI): Uma proposta para auxiliar políticas públicas para o idoso

Situação

Em Andamento

Natureza

Pesquisa

Ano

2020

A presente proposta tem como objetivo a implantação do NÚCLEO INTEGRADO DE ASSISTÊNCIA E PESQUISA DA SAÚDE DO IDOSO (NIAPSI), um projeto translacional de assistência, ensino, extensão e pesquisa em saúde no envelhecimento, tornando-se um Centro de Referência de assistência ao idoso no estado do Rio de Janeiro. Pretendemos identificar preditores motores, biológicos e cognitivos associados a maior prevalência e incidência de doenças neuropsiquiátricas de alta prevalência em idosos, como as demências, os transtornos depressivos e de ansiedade. E ainda, investigar intervenções com exercícios e psicoeducação que contribuam para a redução de incidência das doenças e mentais e estratégias de tratamento de baixo custo que contribuam para a melhor resposta clínica de idosos com transtornos mentais. Serão atendidos idosos residentes do Estado Rio de Janeiro, de ambos os sexos, inicialmente durante 3 anos. Farão parte da bateria de avaliações testes que medem aspectos físicos e neurocognitivos. Os idosos com alterações cognitivas e sintomas psiquiátricos serão encaminhados para o Centro de Doença de Alzheimer (CDA) do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ) para a identificação de possíveis diagnósticos e tratamento clínico. As intervenções terão dois eixos básicos, um voltado para atividade física e outro voltado para estratégias psicoeducacionais que melhorem a inserção social e a saúde do idoso e seus cuidadores. Em associação, faremos pesquisas científicas translacionais de alta relevância para identificar biomarcadores para as Demências e os transtornos depressivos e ansiosos no Estado do Rio de Janeiro, bem como identificar benefícios da ação do exercício físico em pacientes com Demências. Espera-se contribuir para o desenvolvimento de protocolos de avaliação e intervenção de baixo custo, viáveis e replicáveis para serem utilizados na população idosa do Rio de Janeiro, bem como ampliar o conhecimento clínico e científico sobre a nossa população idosa fluminense. É também meta adiante que o modelo desse núcleo seja compartilhado em outros centros e municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Resposta Funcional, Cognitiva, Hormonal e de Fatores Tróficos em Idosos com Declínio Cognitivo e Demência à um Programa com Realidade Virtual

Situação

Em Andamento

Natureza

Pesquisa

Ano

2020

Investigar os efeitos da prática de exercícios físicos associados à realidade virtual, na capacidade motora, funcional, cognitiva e no perfil de fatores tróficos de idosos com declínio cognitivo e demência..

Criação e validação de um aplicativo para suporte visual baseado em animação para o Test of Gross Motor Development ? TGMD-3 (App TGMD-3 Animation)

Situação

Em Andamento

Natureza

Pesquisa

Ano

2019

O objetivo do presente estudo é criar e validar um aplicativo para suporte visual baseado em animação para o uso com o Test of Gross Motor Development ? TGMD-3 (App TGMD-3 Animation) para crianças entre 3 e 10 anos  sem (típicas) e com transtornos globais de desenvolvimento e deficiências intelectuais (atípicas). Este estudo será desenvolvido em três fases que envolvem primeiramente a criação dos desenhos das crianças (menino e menina) e o processo de desenvolvimento das animações em vídeo das treze habilidades motoras. Posteriormente ocorrerá a validação por experts e por crianças alvo do estudo, e então o desenvolvimento do aplicativo contendo as animações e procedimentos para uso em tablets e celulares  ? App TGMD-3 Animation. Finalmente ocorrerão coletas e testagem utilizando o aplicativo para fins de validação do aplicativo no Brasil. Após cumprida todas as etapas o aplicativo será disponibilizado na Play Store.

Marcadores Cognitivos e Motores Associados à Prevalência e Incidência de Declínio Cognitivo e Demência: Um Estudo de Coorte Prospectivo

Situação

Em Andamento

Natureza

Pesquisa

Ano

2018

O objetivo deste projeto é identificar preditores motores e cognitivos associados à prevalência e à incidência de CCL e demência em idosos da comunidade.

  • Instagram do Lanex