• O PROAPTIVA é um projeto de extensão universitária do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pela Profª Dra. Andrea Deslandes, coordenadora do LaNEx.

  • Foi idealizado a partir de uma necessidade crescente de atividades voltadas para a melhora da qualidade de vida de pessoas com doenças mentais e seus cuidadores. Faz-se necessário o investimento em estudos sobre prevenção e tratamento de doenças mentais, com o objetivo de melhorar a saúde física e mental.

  • Neste sentido, a universidade não pode estar distanciada dos problemas reais do país e, através da integração de conhecimentos interdisciplinares, deve prestar sua colaboração através de ações de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde mental. O objetivo deste projeto é criar um Programa de Extensão para pacientes com doença mental no Campus Praia Vermelha, no Instituto de Psiquiatria e no Instituto de Neurologia Deolindo Couto.

 

  • O PROAPTIVA traz um espaço de intervenção profissional e de serviço à comunidade. Como todo modelo de intervenção na área de saúde, este programa tem sido realizado através de um esforço de integração de diversas áreas de conhecimento da UFRJ, como a Psiquiatria, a Educação Física, a Psicologia e a Fisioterapia. Idosos e crianças da Zona Sul do Rio de Janeiro e pacientes do IPUB e INDC participam de um programa sistematizado de exercícios físicos no Campus Praia Vermelha com professores de educação física e fisioterapeutas e realizam grupos de Atividades Psicoeducacionais com a equipe de psicólogos deste projeto.

  • Espera-se que este projeto melhore a qualidade de vida dos pacientes e contribua para a melhora da formação discente na graduação e pós-graduação.

Programa de Atividade Física e de Psicoeducação para uma vida Autônoma com Qualidade

    Para crianças 

  • Sexta-feira: 11h às 11h45

  • Sexta-feira: 13h30 as 14h15

 

    Para idosos

  • Segunda-feira: 8h às 9h

  • Terça, quinta e sexta-feira: 11h às 12h

 

PROAPTIVA_edited.png

OBJETIVOS

  1. Elaborar e desenvolver programas de orientação e prescrição de exercícios para pacientes com doença mental, além de capacitar alunos da UFRJ e profissionais da área de saúde para o cuidado da saúde do idoso.

  2. Oferecer grupos educativos para idosos e para seus cuidadores, com atividades psicoeducacionais.

  3. Fortalecer a relação entre Ensino-Pesquisa-Extensão, através da inserção de docentes e discentes de graduação (Medicina, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia) e pós-graduação (PROPSAM) no desenvolvimento deste projeto.

  4. Contribuir para melhora da qualidade de vida de pacientes com transtornos psiquiátricos atendidos no CDA e no CAPSi CARIM através de atividades físicas.

  5. Avaliar a função motora, cognitiva e comportamental destes pacientes.

  6. Orientar o treinamento físico de idosos dentro da UFRJ, em locais públicos e domicílios.

  7. Orientar pacientes e cuidadores sobre prevenção e manejo de doenças como hipertensão arterial e diabetes.

  8. Capacitar profissionais de saúde para atuar na prescrição e avaliação motora de pacientes.

  9. Contribuir na formação dos estudantes de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Medicina através do enriquecimento teórico e metodológico.

  10. Associar a ação de extensão ao processo de formação de pessoas e à geração de conhecimento, fortalecendo a diretriz Ensino-pesquisa-extensão.

  11. Disseminar o conhecimento sobre as estratégias no estilo de vida associadas à longevidade através de palestras para a comunidade e para profissionais da área de saúde.

Mulher idosa no Ginásio


PROAPTIVA